Dicas de Economia 2 - Separando Vontade de Necessidade
Bom, para melhor exemplificação, vamos supor que nós do Apenda Produção somos o seu Consultor financeiro e que nosso objetivo seja ensinar a você, o nosso cliente à controlar melhor os gastos visando um equilíbrio financeiro, que é fundamental para que você alcance a riqueza.
A primeira coisa que você precisa saber é que suas ações do passado não podem te influenciar de modo a se sentir culpado ou com receio de cometer antigos erros ou arrependimentos.
Você precisa saber o quanto você ganha mensalmente, isso é de suma importância! Parece óbvio esta dica, mas acreditem, cerca de metade da população não sabe ou não tem controle do quanto entra de dinheiro em sua conta por mês. Se você não é assalariado, precisa de ter a atenção de conferir cuidadosamente quanto dinheiro recebeu nos últimos 3 meses e assim fazer a média.
Você não pode gastar mais do que ganha! Você pensa que isso é óbvio? Fique surpreso ao saber que 30% da população brasileira consegue esta façanha.
Utilize este esquema a seguir para sempre estar com o controle de sua vida financeira em mãos :
*Os Gastos Mensais Fixos não podem passar de 50% de sua renda.
*Os Gastos Extras não podem ultrapassar 20% da sua renda
*Separe 15% de sua renda para fazer investimentos (NADA DE POUPANÇA, CAPITALIZAÇÃO, ETC)
*Os ultimos 15% disponiveis de sua renda são destinados ao seu Luxo.
Não é muito difícil de conseguir esta separação. Veja abaixo:
A cada 100 reais que você recebe, 50 são para Gastos Fixos, 20 para Gastos Extras, 15 para Investir e 15 para o seu luxo!
O que isto significa? Significa que se você tem 100 reais em um certo período do mês, você não deveria pagar uma conta de luz por exemplo acima de 50 reais. Quando obter 200 reais, poderá paga-la com toda felicidade.
E quanto à Vontade x Necessidade... Onde entra isso?
A sua vontade corresponde ao Luxo e sua necessidade à todo o resto.
Sim, é dificil ouvir que para comprar aquela bolsa linda de 150 reais você deve ter no minimo MIL reais em mãos. Mas, esse é o preço da disciplina, utilizando esse esquema, você nunca mais terá problemas financeiros.
Mas se é tão dificil assim poder comprar o que quero, como vou saber escolher o que comprar? Tem muitas coisas que eu quero comprar e dessa forma fica complicado...
Recomendamos você seguir os 5 Mandamentos do bom comprador. Conheci este método com a Nathalia Arcuri do Me Poupe. São 5 perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de enfiar a mão na carteira, se a resposta for de forma sincera e positivamente para os 5, você pode comprar sem medo de ser feliz. Mas se você se enganar nas respostas... A coisa vai ficar ruim pro seu lado.
Aqui estão as perguntas :
*EU QUERO?
*EU MEREÇO?
*EU PRECISO?
*EU POSSO?
*EU DEVO?
Esperamos que vocês tenham gostado das dicas de hoje, estaremos de volta na próxima segunda.
Comentários
Postar um comentário