Como transformar sua equipe no seu maior patrimônio
Como a Sowthwest Airlines conquista a lealdade de
seus colaboradores e a transforma no principal fator de seu extraordinário
sucesso?
Como eles conseguem isso? Vamos descobrir.
A Sowthwest Airlines é uma das companhias aérea
americanas mais bem sucedidas das últimas
décadas. Ela é extremamente focada na administração de pessoas, valoriza a irreverência, o bom humor e o altruísmo.
décadas. Ela é extremamente focada na administração de pessoas, valoriza a irreverência, o bom humor e o altruísmo.
No livro é apresentada a cultura da Sowthwest
Airlines pela perspectiva de uma ex-colaboradora, Lorraine Grubbs-West. Ela
trabalhou durante 15 anos na organização e compartilha neste livro as nove
“lições de lealdade” aprendidas durante esse tempo e que conquistam os
colaboradores.
A seguir será
apresentada a lição de lealdade 1.
lição 1: Contrate com base na filosofia de vida e forneça treinamento para a
função.
Principio
1: faça com que as pessoas procurem por você antes que você procure por elas.
A Sowthwest Airlines contrata os
funcionários baseada na filosofia de vida que eles seguem e oferece treinamento
para a função que vão desempenhar. Essa organização escolhe de forma cuidadosa
os seus colaboradores, pois a sua cultura deve ser protegida com unhas e
dentes. Em relação aos colaboradores, eles precisam demonstrar um espírito
divertido, altruísta, trabalhador. Ou seja, indivíduos que querem fazer a
diferença na vida de outras pessoas e se sentirem valorizados.
Principio
2: defina o tipo de colaborador que você deseja- depois comunique isso.
Faça uma definição clara do tipo de
colaborador que você deseja para a sua organização. Quais características eles
precisam ter. A Sowthwest Airlines leva isso muito a sério. Ela contrata com
base na filosofia de vida das pessoas e depois lhes oferecem treinamento para a
função que vão desempenhar. No entanto, é possível que essa medida não funcione
em todos os tipos de empresas.
Principio
3: introduza estratégias nos departamentos de marketing e de relações públicas
para intensificar os esforços de recrutamento.
Na Sowthwest Airlines todos os
colaboradores trabalham de forma conjunta, uma verdadeira família. Há uma
comunicação eficiente em todos os setores da empresa.
Principio
4: faça com que os colaboradores sejam recrutadores.
Durante o período de entrevistas os
candidatos são testados ao longo de todo processo. De que forma eles tratam a recepcionista?
Como se relacionam com outros funcionários que encontram pelos corredores? E quando algum candidato é
indelicado com qualquer funcionário da organização isso é relatado ao
recrutador.
Principio
5: defina o que é importante para a empresa e esquematize a entrevista em torno
disso.
Na Sowthwest Airlines são definidos
os seguintes requisitos: espírito de equipe, flexibilidade, pensamento
criativo, não se levar muito a serio, etc. A partir deste ponto eram formuladas
perguntas envolvendo esses tópicos. A partir disto eles tinham a possibilidade
de conhecer melhor o candidato em questão, a sua capacidade de lidar com
desafios e do seu estilo.
Logo após tinha a entrevista com um
colega e um supervisor do departamento em questão para conduzir parte da entrevista
e se assegurar que o candidato se ajustaria ao ambiente de trabalho especifico.
Principio
6: contrate quem é “bom”, pois não é possível treinar ninguém para ser “bom”.
- Isso quer dizer que a empresa esta procurando por pessoas que:
- Saibam se relacionar com os outros;
- Queiram estar na organização;
- Desejam realizar um bom trabalho;
- Possuam valores que estejam em harmonia com os da organização.
A Sowthwest Airlines contrata
pessoas “boas”, seus colaboradores são vistos como receptivos, modestos,
afetuosos. Lembre-se que não é possível ensinar ninguém a ser “bom”.
Até a próxima!
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