Comunicação empresarial, uma ferramenta estratégica

Comunicação: Processo de transferir informação, significado e compreensão, de um emissor para um receptor.
Foi no inicio do século XX nos Estados Unidos, que ocorreram as primeiras ações de comunicação empresarial. Este tipo de comunicação é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das organizações, e funciona como um elo entre o mercado e a comunidade.

A comunicação eficaz tem total importância na vida das pessoas, porém nem todos a utilizam da forma correta. Para se ter uma comunicação de qualidade é preciso ouvir atentamente a outra parte, estar atento ao assunto e dar o feedback (retorno). 

Para isso, existem nove elementos fundamentais para a boa comunicação. São eles:
Emissor, codificação, mensagem, meio utilizado, receptor, ruído e feedback. E quando alguns desses elementos não são utilizados haverá problemas no entendimento da mensagem e provavelmente não se obterá o retorno esperado.


A identificação do público alvo na comunicação é de extrema importância, pois é através deste conhecimento que você elaborará as melhores perguntas para criar laços entre você e o receptor.


A comunicação verdadeira, muitas vezes é difícil de realizar porque exige uma sequencia lógica de fatos e acontecimentos. Indica também uma visão de comunicação interpessoal que envolve o uso de sinais verbais, não verbais e de símbolos para a melhor compreensão da mensagem. Existem também nas organizações diversas formas de comunicação:

Comunicação oral: É mais comum e característica das interações humanas. Ela tem alta flexibilidade, tanto para o emissor quanto para o receptor. A mensagem pode ser transmitida de várias formas diferentes. Apresenta também um alto grau de adaptabilidade às circunstancias. Como desvantagem podemos citar as múltiplas interpretações pelo receptor.

Comunicação escrita: Linguagem escrita - cartas, emails, etc. Nesse tipo de comunicação a chance de que ocorra uma interpretação errada por parte do receptor é muito reduzida. Há um maior grau de precisão. Entretanto, uma grande desvantagem é o domínio de escrever bem. Uma grande parte das pessoas escrevem mal. Pensam em uma coisa e escrevem outra.

Comunicação não verbal: É a forma como você se veste, diz as palavras, olha para o interlocutor/receptor, a distancia que você mantém em relação a pessoa.

Formas de comunicação

A comunicação corporativa é de total importância porque faz uma ligação entre a comunidade e o mercado. Para manter a perspectiva adequada é importante reconhecer a comunicação como sendo um processo social que envolve percepção e influência.

Portanto, uma comunicação eficiente propicia resultados excelentes.  E para isso é necessário escrever bem, saber comunicar de forma clara e objetiva.

Até breve!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclo PDCA

O que é Logística?