Comunicação empresarial, uma ferramenta estratégica
Comunicação:
Processo de transferir informação, significado e compreensão, de um emissor
para um receptor.
Foi no inicio do século
XX nos Estados Unidos, que ocorreram as primeiras ações de comunicação
empresarial. Este tipo de comunicação é fundamental para o desenvolvimento e
crescimento das organizações, e funciona como um elo entre o mercado e a
comunidade.
A comunicação eficaz
tem total importância na vida das pessoas, porém nem todos a utilizam da forma
correta. Para se ter uma comunicação de qualidade é preciso ouvir atentamente a
outra parte, estar atento ao assunto e dar o feedback (retorno).
Para isso, existem
nove elementos fundamentais para a boa comunicação. São eles:
Emissor, codificação, mensagem,
meio utilizado, receptor, ruído e feedback. E quando alguns desses elementos
não são utilizados haverá problemas no entendimento da mensagem e provavelmente
não se obterá o retorno esperado.
A identificação do público alvo na comunicação é
de extrema importância, pois é através deste conhecimento que você elaborará as
melhores perguntas para criar laços entre você e o receptor.
A comunicação
verdadeira, muitas vezes é difícil de realizar porque exige uma sequencia
lógica de fatos e acontecimentos. Indica também uma visão de comunicação
interpessoal que envolve o uso de sinais verbais, não verbais e de símbolos
para a melhor compreensão da mensagem. Existem também nas organizações diversas
formas de comunicação:
Comunicação oral: É mais comum e
característica das interações humanas. Ela tem alta flexibilidade, tanto para o
emissor quanto para o receptor. A mensagem pode ser transmitida de várias
formas diferentes. Apresenta também um alto grau de adaptabilidade às
circunstancias. Como desvantagem podemos citar as múltiplas interpretações pelo
receptor.
Comunicação escrita: Linguagem escrita -
cartas, emails, etc. Nesse tipo de comunicação a chance de que ocorra uma
interpretação errada por parte do receptor é muito reduzida. Há um maior grau
de precisão. Entretanto, uma grande desvantagem é o domínio de escrever bem.
Uma grande parte das pessoas escrevem mal. Pensam em uma coisa e escrevem outra.
Comunicação não verbal: É a forma como você se
veste, diz as palavras, olha para o interlocutor/receptor, a distancia que você
mantém em relação a pessoa.
Comentários
Postar um comentário